Configurações básicas

Usuários

Para acessar o cadastro de usuários navegue através:

Menu Principal > Módulo Configurações > Usuários & Empresas > Usuários

../_images/create-user.png

Tipos de usuários:

  • Interno: Com acesso ao Backend;

  • Portal: Com acesso ao portal;

  • Público: Com acesso as áreas publicas que precisam de cadastro.

Tip

Depois da versão 12, os usuários de portal e público não podem ser criados por esta interface, somente gerenciados.

Permissões de acesso:

Cada módulo tem um conjunto de permissões padrão que podem ser alocadas aos usuários, sendo que as permissões são sempre em nível, e em ordem de menos permissiva para mais permissiva.

../_images/user-permissions.png

Pois uma permissão de gerente de vendas por exemplo, sempre herdará as permissões definidas nos níveis abaixo.

Preferências

../_images/user-preferencies.png

Localização

  • Idioma do usuário: Caso queira saber como ativar mais idiomas veja o próximo módulo;

  • Fuso horário: Todos os dados são salvos no banco de dados em formato UTC e este campo fuso horário é quem define como os dados serão exibidos para o usuário;

Personalização de menus

  • Ação Inicial: Por padrão o usuário é sempre redirecionado para o painel de comunicações, entretanto podemos direcioná-lo para qualquer menu do sistema, por exemplo um operador de estoque sempre que abrir o sistema pode ser redirecionado para as operações de estoque.

Mensagem e Social

Neste grupo temos as configurações do módulo de comunicações:

  • Gerenciamento de notificações: Se o usuário vai lidar com as mensagens dentro do Odoo ou por email;

  • Apelido/Alias: Uma conta pode ter um alias de email associado a ela, por exemplo: vendas@kmee.com.br

  • Status Odoo BOT: Quando o usuário loga pela primeira vez o OdooBot interage com ele, este campo guarda a etapa de iteração em que usuário esta.

  • Assinatura: A assinatura das mensagens enviadas pelo usuário por e-mail para clientes / fornecedores por exemplo.

Ações:

  • Enviar informações de recuperação de senha: Este botão envia um e-mail para o usuário com um link para que ele redefina a senha, caso sua integração por e-mail não esteja 100% implementada, copie o link do header e envie manualmente.

../_images/reset-password.png
  • Ações > Alterar Senha: Troca a senha atual do usuário por uma nova, não é preciso saber a senha anterior.

  • Ativo / Inativo: Desabilita o acesso do usuário

  • Imprimir > Rótulo de usuário: Quando o ponto de venda esta instalado, imprime o código de barras do crachá do usuário.

../_images/change-password.png